quarta-feira, 15 de julho de 2009

a quem doar?


minha motivação para escrever este post foi que recentemente fiz algumas trocas por meio do meu brechó vanity feira que não cumpriram seu objetivo. já adianto que não acredito de maneira alguma que minhas contrapartes tenham me passado as peças de má-fé. mas me decepcionei um pouco ao abrir alguns pacotes e perceber que podia ter ficado melhor com minhas peças anteriores. na verdade demorou para que eu admitisse isso. usei algumas das peças, me enganei um pouco, mas resolvi sair do armário sobre isso.

acho que é possível não perceber quando uma peça de roupa ou um sapato, ou qualquer outra coisa já virou item de doação. recebi aqui algumas coisas bem bonitinhas, mas com furinhos, botão soltando, manchas e por aí vai. inclusive defendo que os brechós não devem vender peças assim nem mesmo que apontem os defeitos. sem querer soar pedante, mas todas nós que temos acesso à internet com frequência suficiente para termos blogs, brechós, acompanharmos o mundo da moda virtualmente, sem dúvida podemos nos reservar o luxo de usar roupas sem sinais de desgaste.

existem muitas pessoas por aí que não podem, mas que ficariam muito contentes com uma peça doada que tenha um mínimo defeito. minha posição pode parecer meio radical, mas de um tempo pra cá tenho feito esforços para perceber quando uma peça virou material de doação: assim, não deixo o guarda-roupa entulhado e ajudo alguém (bem) menos favorecido do que eu.

particularmente, não compraria uma peça de marca nem por 10 reais se tivesse manchas ou defeitos de difícil conserto. é claro que quando um botão solta eu prego de novo! mas o bom senso pode ajudar a decidir qual é o caso de cada peça, se é pra consertar, se não precisa de conserto e pode ir pro brechó ou se é para doar.

vamos doar, pessoal! ficar ganhando 10 reaizinhos em cima de vender coisa velha não é legal, vai.

aí vão dicas de locais que recebem roupas usadas para doação, mas também é sempre possível doar para o flanelinha que cuida do seu carro, ou pessoas desfavorecidas que você vê na rua en passant; é uma oportunidade de estender a mão.

exército de salvação
• igrejas
• centros espíritas
• corpo de bombeiros, quando há alguma catástrofe
• orfanatos
remer

Um comentário:

Acervo Pessoal disse...

Nossa, Maíra, disse tudo!!
Adorei seu blog! E tb estou adorando ver sua honestidade. Me identifiquei com vc. Tem muita gente sem noção. Quer vender (ou trocar) peças que são pra jogar fora!!! Devem ter só valor sentimental, por isso não doam, pq pra elas valem muito. As minhas clientes até se surpreendem qdo vêem que as roupas estão praticamente novas! Dá licença, viu!?